Sim, por um tempo muito curto. As principais funções de um traje espacial são criar uma atmosfera oxigenada e pressurizada para os astronautas e protegê-los dos raios ultravioleta e das temperaturas extremas.

Sem ele, um astronauta asfixiaria pela falta de ar respirável e sofreria de embolia, em que uma redução na pressão faz com que o ponto de ebulição dos fluidos corporais diminua abaixo da temperatura normal do corpo.

Como leva um pouco de tempo para essas coisas matarem você, é possível passar por um período muito rápido no espaço sideral.

Apenas 15 segundos?

No máximo, um astronauta sem traje duraria cerca de 15 segundos antes de perder a consciência por falta de oxigênio. (Isso é quanto tempo levaria para o corpo usar o oxigênio deixado no sangue.)

Claro, na Terra, você poderia prender a respiração por vários minutos sem desmaiar. Mas isso não vai ajudar no vácuo.

De fato, tentar segurar a respiração é um caminho seguro para uma morte rápida. Para fazê-lo por alguns segundos, o Mace Sunshine deve ter expelido o ar de seus pulmões antes que ele se aventurasse no vazio estrelado.

Se não o fizesse, o vácuo teria feito com que o oxigênio se expandisse e rompesse o tecido pulmonar, forçando bolhas de ar fatais em seus vasos sanguíneos e, por fim, no coração e no cérebro.

Mergulhadores também estão em risco de embolia aérea; eles são instruídos a não prender a respiração enquanto ascendem do mar profundo.

Teste da Nasa

Um astronauta que ficou inconsciente por falta de oxigênio duraria mais alguns minutos antes de morrer por asfixia ou pelos efeitos da redução de pressão.

Embolia resultaria na formação de bolhas na umidade encontrada nos olhos, boca e tecido da pele.

Um sujeito de teste da NASA que sobreviveu a um acidente de 1965, no qual ele foi exposto a condições de quase vácuo, sentiu a saliva em sua língua começar a ferver antes de perder a consciência após 14 segundos.